top of page
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A Swami BV MAHAVIR.
É PERMITIDA A PUBLICAÇÃO INTEGRAL OU PARCIAL DOS TEXTOS,
SOMENTE CITANDO O NOME DO AUTOR.

Srila Gurudeva é a fruta madura da árvore Rupanuga. Ele é o pináculo do movimento de Mahaprabhu. O mais profundo conhecimento que ele manifestou através de seus livros; o néctar que ele distribuiu através de seu Harikatha; o que ele conquistou como um acharya atraindo o coração de milhões e o respeito de importantes líderes políticos e religiosos; como ele propagou o paradigma de Raganuga Bhakti ao redor do mundo; como ele protegeu os diferentes dhamas; e tantos outros feitos incomparáveis, revelam a contribuíção ímpar de Srila Gurudeva para a história do Gaudiya Vaishnavismo. Não estamos falando de apenas mais um acharya. Estamos falando de alguém extraordinário e que é a personificação do manobhistam de Mahaprabhu em sua forma mais completa e vasta. 

* * *

Ó Gurudev, ó Rupa manjari, ó Rati manjari, ó Radharani, sou muito caído e desqualificado, mas ainda assim, por favor me conceda avidez genuína pelo serviço aos seus pés de lótus, vida após vida.

* * *

Devemos entender como Maha-maya ilude todas as almas condicionadas, não apenas pelo aspecto abstrato e sutil, mas principalmente através da influência política que recebemos da sociedade desde o nascimento. Ideologias esquerdistas como socialismo, comunismo, democracia, feminismo, aborto, anti-militarismo, desarmamento, legalização de drogas e assim por diante, são ameaças diretas de Maha-maya. Os devotos de Krishna devem verificar se foram influenciados a agir contra os princípios do Vaishnava dharma, ao reproduzirem esse comportamento demoníaco.

* * *

A civilização védica é a mais antiga de todas e sua liturgia é muito mais profunda do que a do zoroastrismo, judaísmo, cristianismo, islamismo, budismo etc. A civilização védica é a mãe da linguagem, da teologia, da espiritualidade, das artes, da política, das ciências e da filosofia. Além disso, demonstrou ser a mais pacífica, tolerante e liberal de todas. Ela é um exemplo perfeito de amor incondicional do Deus vivo, Krishna!

* * *

Não devemos procurar falhas e defeitos nos vaishnavas, mas sim saber valorizar suas qualidades devocionais. Porém, Srila BSS Prabhupada nos ensina que antes de escolhermos um guru, devemos procurar cuidadosamente por suas falhas, e se encontrarmos alguma, por menor que seja, deveremos rejeitá-lo imediatamente. 

* * *

Draupadi teve cinco esposos.  A prostituta Cintamani ficou famosa como a guru de Bilvamangala Thakur. Jahnava Mata foi a autoridade máxima da comunidade vaishnava de seu tempo. Bhisma-deva, que era um brahmachari, disse que as mulheres são a causa da boa fortuna do lar e jamais devem ser maltratadas. Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada deu Brahma-gayatri para algumas de suas discípulas. Como podem ver, não há motivos para afirmar que cultura védica é misógina.

* * *

Principalmente no início da vida devocional, é muito importante fazermos trabalhos servís como varrer, lavar louça, cortar vegetais, limpar banheiros etc, pois isso faz com que atraiamos a misericórdia e a afeição de Sri Hari, Guru e Vaishnavas. Só assim alcançaremos a qualificação para cantar continuamente os Santos Nomes.

* * *

Srila BSS Prabhupada foi a personificação de yuktha-vairagya. Foi o símbolo máximo da renúncia apropriada. Os Seis Goswamis viviam de maneira extremamente simples nas florestas de Vrindavana, mas Srila BSS Prabhupada vivia no meio da aristocracia, calçava sapatos finos, vestia roupas caras e andava de carro numa época em que nem os reis da Índia possuíam um. Ele nasceu e viveu cercado de opulência material até o fim de sua vida. Srila BSS Prabhupada construiu um império e conquistou o mundo todo, demonstrando como renunciar à própria renúncia, em nome da missão de Mahaprabhu.

* * *

O pior pecado que já cometi foi ter sido comunista.

* * *

As raízes do conservadorismo estão em solo indiano. O conservadorismo surgiu na Índia há milhões de anos, quando nenhuma outra cultura sequer sonhava em existir. 

* * *

Para se tornar um ser humano, não basta nascer num corpo humano. São as virtudes devocionais que nos fazem humanos.

* * *

Ter medo dos perigos desse mundo material não é uma qualidade de um devoto do Senhor. Krishna jurou que Seus devotos jamais perecerão. Portanto, renove seu entusiasmo e cante os santos nomes com fé firme, porque um futuro brilhante está despontando no horizonte.

* * *

Tente amar o próximo como Krishna o ama.

* * *

O filósofo alemão Nietzsche declarou que "só acreditaria em um Deus que soubesse dançar". 

Este Deus é Krishna! O maior dançarino. O intérprete de inúmeros passatempos. O Deus que brinca, ri e chora. O Deus que não quer ser reconhecido como Deus. Lila e rasa são dois atributos de Deus que somente o Vaishnavismo conhece. Nenhuma outra religião é capaz de compreender como Deus pode dançar com Seus devotos, como se fosse um deles, em uma doce troca amorosa. 

* * *

O vaishnavismo é uma grande família. Se você nutre um afeto sincero pelos vaishnavas, deve incluir mais vaishnavas na sua vida e não se limitar apenas ao seu diksha-guru.

* * *

Sadhu vartmanuvartanam

Um guru fidedigno nunca pensa que os discípulos são sua propriedade e se destinam apenas a servi-lo. Ele sempre ocupará seus discípulos no serviço de outros santos. Além disso, um verdadeiro discípulo não deve pensar que apenas seu guru merece ser servido. Ele deve aprender a servir aos outros santos com amor, sob a orientação de seu guru.

* * *

Se conheceres quem é Deus, poderás conhecer a ti mesmo. Krishna é Deus e tu és Seu servo eterno. Krishna é o amor personificado. Só quando deixares ser amado por Ele é que poderás aprender o que é o amor de verdade.

* * *

Radha é a personificação do amor transcendental e, portanto, é a pessoa mais humilde. Quanto mais amor você tem, mais humilde você é.

* * *

Muitas pessoas pensam que viajando para a Índia poderão conhecer o que é a verdadeira espiritualidade. Mas ao chegarem lá, ficam confusas com tantas filosofias e problemas sociais, que querem voltar para casa. jamais poderemos saber o que é espiritualidade, vagueando pela Índia. Isso só pode ser conhecido através de um Guru auto-realizado, que conhece o verdadeiro significado do Vedanta. Somente ele é capaz de despertar o amor divino que há dentro de nós. E para encontrar este Guru, é preciso apenas orar sinceramente: “Ó Krishna! preciso de um guru genuíno para me guiar.”

* * * 

O caminho da salvação não é fácil. E se você tentar se salvar, ele se tornará impossível. Seria como se você estivesse se afogando e tentasse se salvar puxando os cabelos para cima. A salvação só acontece quando nos rendemos a um mestre espiritual, que nos puxa para fora do oceano da existência material e nos coloca sob o abrigo dos pés de lótus do casal divino Sri Radha-Krishna.

* * * 

Uma das melhores sensações de liberdade que podemos ter, é poder ficar sem comer por um longo período. O jejum nos mostra o quão dependentes somos do desfrute da comida e da falsa noção de que sem ela não teremos vitalidade. O jejum é uma porta aberta para a uma vida plena e equilibrada.

* * *

Quem não jejua porque pensa que é fraco, na verdade é fraco porque não jejua.

* * *

Para se tornar um ser humano, não basta ter um corpo humano. É preciso cultivar as virtudes que nos transformam em seres humanos.

* * *

A única maneira de desenvolver todas as virtudes humanas é servindo um devoto puro de  Krishna.

* * *

Shiva é o mestre espiritual do universo, está livre de inimizade, é auto-satisfeito e é o melhor dentre todos os Vaishnavas. Ele está sempre meditando nos passatempos de Krishna.

* * *

A religião quando bem aplicada, a indagação quando bem feita e a resposta quando bem dada, permitem que entremos em sintonia com o desejo do criador. Ao criar o universo e as almas, Krishna manifestou um desejo. Conhecer este desejo e viver de acordo com ele, constitui a expressão máxima da liberdade.

* * *

Os pássaros não voam porque são livres, mas porque foram feitos para voar. Liberdade significa buscar satisfazer os desejos de Krishna e não os nossos. aÉ só através da rendição total a Krishna que conseguiremos experimentar o que é a liberdade transcendental, através do yoga da alma.

* * *

através do Bhakti-yoga conseguimos purificar todos os karmas e reconquistar plenamente nosso livre-arbítrio. No entanto, um devoto puro não deseja tornar-se livre e independente da vontade de krishna. Então, num gesto de rendição, ele oferece seu livre-arbítrio aos pés de lótus de Krishna, a fim de tornar-se um instrumento do Seu arbítrio.

* * *

Humildade significa ser submisso às leis de Deus e não a qualquer pessoa. Quanto mais rendido aos desejos de Krishna, mais humilde é o devoto.

* * *

dentre todas as manifestações de Deus, apenas Krishna veio à Terra e Se revelou à humanidade. Allah, Jeová etc nunca se apresentaram. Somente Krishna encarnou! EMbora Deus seja conhecido por diferentes nomes, Ele continua sendo apenas um. MAs quem é Ele? Até agora, apenas Krishna veio reivindicar esse posto.

* * *

O Harikatha é não diferente do próprio Krishna. Quando o néctar do Harikatha entra nos ouvidos através do som transcendental, podemos ver Krishna em nosso coração. Para um devoto puro, ouvir significa ver.

* * *

Devemos moer o nosso corpo fazendo seva, assim como se mói o sândalo para refrescar o corpo de Krishna.

* * *

Você poderá conhecer a natureza original de sua alma e seu serviço eterno a Deus cantando o Hare Krishna maha-mantra sob a orientação de um mestre espiritual autêntico. Em Kali-yuga, o processo que os Vedas recomendam para alcançar a perfeição espiritual é cantar o Hare Krishna maha-mantra.

* * *

A palavra sânscrita “guru” deriva da raiz verbal “gri”, que significa “invocar” ou “louvar”. Portanto, o guru é aquele que invoca o Senhor Supremo em favor do discípulo, que por sua vez, deve sempre adorar o guru antes de adorar o Senhor Supremo.

* * *

Podemos também entender da seguinte maneira: guru é aquele a quem o discípulo invoca ou louva antes de adorar o Senhor Supremo. o próprio Krishna afirma: "Aquele que adora primeiro a seu guru e depois a Mim, certamente alcançará a perfeição. do contrário, sua adoração não dará qualquer fruto."

 

* * *

Você está insatisfeito com a adoração a um Deus cujos nome, forma, atributos e atividades são desconhecidos? Um Deus que não se relaciona com você pessoalmente e não está acessível aos seus sentidos? Um Deus que é anônimo e não apresenta doçura e intimidade? Krishna está esperando por você.

* * *

Antes de pensarmos em perdoar, devemos pensar em não nos sentir ofendidos. Perdoar é mais fácil do que não se ofender, porque a ofensa fere o ego e o perdão, o adula.

* * *

A verdadeira cura só ocorre após bebermos o néctar da imaculada sabedoria divina revelada nos vedas. A ignorância sobre quem é Deus, sobre quem somos e sobre a natureza do mundo material são as principais causas do sofrimento existencial.

* * *

De acordo com os vedas, toda enfermidade tem origem primeiro no corpo sutil, para só depois se manifestar no corpo grosseiro. Sendo assim, quanto mais próximos estivermos da luz do  conhecimento espiritual, menos seremos influenciados pela escuridão da ignorância, evitando a somatização de doenças.

* * *

A bem-aventurança, o êxtase divino, a explosão de emoções espirituais só poderão ocorrer quando soubermos guiar nossa consciência através dos estudos da literatura védica. Os Vedas são o grande farol que nos guia pela noite da alma que dorme nos braços de maya.

* * *

À medida em que o apego por Deus aumenta, o apego pelo mundo material diminui.

* * *

À medida em que o amor por Deus aumenta, também aumenta nosso amor por nós e pelo próximo.

 

Somente aquele que ama Deus é capaz de amar todos os seres incondicionalmente.

* * *

Que eu possa sempre contemplar em meu coração a bela e serena face de Krishna, Seu sutil sorriso de êxtase e Seu doce olhar misericordioso. Que em minha existência sempre reine a Sua vontade e que eu possa sempre servi-lO, completamente rendido aos Seus pés de lótus.

* * *

Nunca vi qualquer injustiça no mundo. Vi apenas seres errantes colhendo os frutos de seu próprio karma.

* * *

A riqueza não é um problema, mas sim a pobreza. A essência da vida é a fartura e a abundância. Não é tirando dos ricos que se faz alguém menos pobre. Riqueza é um mérito, uma graça e o fruto de um árduo trabalho abençoado por Krishna.

* * *

A pobreza é um mal karma de vidas passadas gerado pela avareza, pelo desfrute excessivo e por se negar a fazer caridade. Portanto, a pobreza não acabará através de políticas públicas, mas sim com ações altruístas, caridade e serviço devocional a Krishna.

* * *

Se voce sente um amor transbordante e indescritível por Deus, se você sente a presença dEle em cada momento, em cada lugar e em cada ser vivo. então, está na hora de começar a cantar o hare Krishna mahamantra Para potencializar seu chamado por Deus e para que Ele possa te revelar Sua face original.

* * *

Deus castiga porque ama.

* * *

Saiba que a Verdade não é um alvo a ser alcançado pela meditação, mas sim uma pessoa a ser conquistada pela devoção, Krishna é esta Suprema Personalidade de Deus.

* * *

A questão não é o que eu quero fazer da minha vida, mas sim o que Deus quis fazer de mim ao conceder-me a graça da vida.

* * *

A dedicação exclusiva ao serviço de Deus, a simplicidade, o contentamento e a aceitação do próprio carma como uma lição a ser superada dentro de si e não como uma guerra a ser travada com o mundo, fundamentam a ética da espiritualidade e são os pilares de uma vida de auto-realização e bem-aventurança.

* * *

O amor que sentimos pelos entes do mundo material, através do corpo e do falso-ego, é apenas uma sombra do verdadeiro amor que nossa alma sente por Deus. Quando formos capazes de amar a Krishna e nos deixar ser amados por Ele, seremos nutridos com o verdadeiro amor, eterno e incondicional que Ele tem por nós e que nós temos por Ele.

* * *

 

 

 

mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
bottom of page