top of page

Parampara

Linhagem de mestres da

SRI BRAHMA MADHVA GAUDIYA SARASVATA SAMPRADAYA

SRI SRI  GOURANGA -  RADHA VINODA BIHARI JIU

35. Bhakti Daiyta

        Madhava Maharaj

37. Bhakti Vigyana
        Bharati  Maharaj

bf24f1_cf6c50f882854a3da5c6065e5b216d89~

Jagad-Guru

SRILA BHAKTIVEDANTA NARAYANA GOSWAMI MAHARAJ 

(Harinama e Diksha-guru de Swami BV Mahavir)

"Srila Gurudeva é a fruta madura da árvore Rupanuga. Ele é o pináculo do movimento de Mahaprabhu. O mais profundo conhecimento que ele manifestou através de seus livros; o néctar que ele distribuiu através de seu Harikatha; o que ele conquistou como um acharya atraindo o coração de milhões e o respeito de importantes líderes políticos e religiosos; como ele propagou o paradigma de Raganuga Bhakti ao redor do mundo; como ele protegeu os diferentes dhamas; e tantos outros feitos incomparáveis, revelam a contribuíção ímpar de Srila Gurudeva para a história do Gaudiya Vaishnavismo. Não estamos falando de apenas mais um acharya. Estamos falando de alguém extraordinário e que é a personificação do manobhistam de Mahaprabhu em sua forma mais completa e vasta."

PRANAMA MANTRAS

por Swami BV Mahavir

nārāyaṇam gurum-vande

śaraṇyam bhakta-bāndhavam

gaura-manobhīṣṭaṁ pūrṇam

rādhā-dāsyaṁ-pradāyakam

Ofereço orações a Srila Gurudeva, Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaj, que, como Bhaktabandhava, é o abrigo mais valioso para todas as entidades vivas. Ele satisfaz o desejo mais íntimo do coração de Gaurahari ao conceder Radha-dasyam, a oportunidade de servir a Radharani como sua serva.

rūpānuga ācārya-varyam

rūpa-mañjarī-presthakam

patita-pāvana-kāruṇyam

yuga ācārya nārāyaṇam

Srila Gurudeva é um dos mais importantes Acharyas na linha de Srila Rupa Goswami, nesta era de Kali, e por isso é muito querido por Sri Rupa Manjari. Através de sua amizade incondicional, ele salva as almas caídas no mundo material.

vande gurum nārāyaṇam

vrajodaye avatīrṇaṁ

goura kāntir aṅga citraṁ

kali-yuga tamonudam

Ofereço orações aos pés de lótus de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaj, Srila Gurudeva, que surgiu no horizonte oriental de Vraja, e, com a efulgência de seus maravilhosos membros dourados, dissipou a escuridão de Kali-yuga.

 

rādhā-pakṣe rādhā-priye
rādhā praṇaya sevike
rādhā ānanda vidaiyne
ramaṇa mañjarī namaste

Ofereço minhas reverências aos pés de lótus de Sri Ramana Manjari, que como serva íntima de Sri Radha, é muito querida por Ela. Ela é especialista em dar prazer a Sri Radha, e está sempre ocupada em servir o Seu amor por Sri Krishna.

 

nayana maṇi nīlā prema sarovar

praṇayinī pānaka karuṇā ādara

mathurā maṇḍala nikaṭe nivāsa

ekacittatā vraja rasika vāra

A jóia dos olhos de Srila Gurudeva é como um lago azul de amor, o reservatório de onde os devotos bebem sua compaixão. Sempre absorto no humor de Vrindavana, ele reside em Sri Mathura mandala. Ele é o melhor entre todos os devotos Vraja-rasika.

svārasikī yogyatā’bhisāra līlā

yugala milana mālāti kuṭīra

sāttvika vikāra bhāva suvarṇa

kadācita śyāmā’pāra goura varṇa

Internamente, Srila Gurudeva medita em um fluxo ininterrupto de passatempos ao longo do dia, e arranja os encontros do casal divino nos bosques de Malati, para realizarem Seus passatempos noturnos. Externamente, ele exibe diferentes transformações extáticas, e uma compleição corporal muito bonita, que às vezes é escura, às vezes dourada.

grantha prakāśā’nvaya manobhīṣṭa

siṁhadvani ṭīkā stamba guru-niṣṭhā

tat tat bhakata pāda anusāri

ramaṇī śiromaṇi jana sukhakārī

Tendo uma montanha como guru-nistha, Srila Gurudeva publicou diferentes escrituras com comentários que soam como o rugido de um leão, e satisfazem assim o desejo mais íntimo de nosso guru-parampara. Seguindo os seus passos, ele dá felicidade a todas as servas de Sri Radha.

anvitā rūpānuga bhāva ucchiṣṭa

vānī pracāra ca vigraha pratiṣṭā

dhāma sevayati sthitiṣṭhapaka

jayati jayati bhakta bāndhava

Recebendo como herança o humor dos Rupanugas, Srila Gurudeva pregou os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, estabeleceu deidades e restaurou os lugares de passatempos de Radha e Krishna ao seu estado original. Todas as glórias, todas as glórias a ele, que é o melhor amigo de todas as entidades vivas.

 

Breve Biografia

Sua Divina Graça Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, carinhosamente chamado por seus discípulos de Srila Gurudeva, é um dos mais importantes discípulos de Acharya Keshari Sri Srimad Bhakti Pragyana Keshava Gosvami Maharaja, que é um dos principais discípulos de Jagad-guru Sri Srimad Bhakti Siddhanta Sarasvati Goswami Thakur Prabhupada.

 

Srila Gurudeva nasceu em Amavasya (lua nova), no dia 7 de fevereiro de 1921, em uma família Trivedi brahmana, na vila de Tiwaripur, próxima ao rio Ganges, em Bihar, na Índia. Essa região é famosa por ser o local onde o Senhor Ramachandra e Visvamitra Muni mataram o demônio Taraka. Durante a infância, já manifestava sintomas de devoção elevada e gostava de acompanhar regularmente seu pai aos recitais do Ramayana e outras atividades religiosas. 

 

Após completar o ensino superior, Srila Gurudeva se tornou inspetor de polícia, cargo que desempenhou com a mais alta dignidade e zelo pelo povo indiano, que ainda sofria com os desmandos do governo britânico. Embora tenha conquistado o respeito e admiração de todos e tenha sido promovido por seus superiores, não era a vida de policial que mais lhe inspirava. Sua devoção latente se intensificava cada vez mais, roubando-lhe a atenção de seus deveres mundanos, até o dia em que, por ter ficado completamente absorto cantando o Maha-mantra Hare Krishna, por um dia inteiro, esqueceu-se de ir trabalhar. No dia seguinte, ao chegar à estação de polícia, seu superior chamou-o em sua sala para uma conversa importante. Srila gurudeva sentou-se em silêncio, já esperando receber uma punição, quando seu superior começou a falar: "Ontem, fui fiscalizar o trabalho dos policiais de plantão e vi que todos estavam distraídos jogando cartas, lendo jornal, contando piadas etc, mas quando cheguei na sua sala, vi que você trabalhava concentrado e com muita diligência." Srila Gurudeva, então, rapidamente retrucou, dizendo: "Mas senhor, ontem eu nem mesmo vim trabalhar! O senhor deve estar se confundindo!" O homem, então, disse: "Você é muito humilde e dedicado, e por isso será promovido." Srila Gurudeva não podia acreditar no que estava ouvindo, e após alguns minutos de perplexidade, teve uma realização espiritual em seu coração: "O próprio Krishna assumiu a minha forma e cumpriu com todas as minhas obrigações para que eu não fosse punido."

 

Após este incidente, Srila Gurudeva começou a contemplar a possibilidade de se dedicar exclusivamente à vida espiritual. Ele ponderou: "Por ter ficado absorto cantando os santos nomes, o próprio Krishna veio para me proteger. Imagine se eu dedicasse todo o meu tempo apenas para serví-lo, o que Ele poderia fazer por mim?"

Nessa época, um discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakur, chamado Narottamananda Prabhu (mais tarde conhecido como Srila Bhakti Kamala Madhusudana Goswami Maharaj) estava pregando pela região, e foi através dele que Srila Gurudeva teve contato com os devotos da Gaudiya Matha pela primeira vez. Srila Gurudeva ouviu seus discursos com total atenção e, após conversarem algumas vezes, Narottamananda prabhu convidou-o para participar do parikrama (peregrinação) de Sri Navadvipa Dhama, bem como para conhecer seu renomado mestre Srila Bhakti Pragyana Keshava Goswami Maharaj, quem mais tarde se tornaria seu Guru.

 

Em fevereiro de 1947, Srila Gurudeva, finalmente, renunciou à vida familiar. Levando consigo uma pequena maleta com alguns pertences, partiu sem dizer nada a ninguém, e pegou o primeiro trem para Navadvipa Dhama. Ao chegar na estação, por volta das 11h da noite, se deu conta que não tinha o endereço da Sri Devananda Gaudiya Matha, o ashram de seu guru, onde desejava ir. A estação já estava completamente vazia e não tinha ninguém para quem ele pudesse perguntar. Nesse meio tempo, Srila Bhakti Pragyana Keshava Goswami Maharaj, andava de um lado para o outro na varanda de seu quarto, demonstrando uma certa ansiedade. Foi quando chamou um de seus monges e disse-lhe: "Pegue uma lanterna e vá até a estação de trem. Lá está um rapaz que atende pelo título de Tiwari ji. Ele veste um terno branco e tem um grande bigode. Traga ele para mim." Chegando na estação, o monge começou a gritar: "Tiwari JI! Quem é Tiwari ji?" Rapidamente, Srila Gurudeva se aproximou e se apresentou. O monge então disse: "Venha comigo. Meu mestre está à sua espera." Surpreso com aquela mensagem, Srila Gurudeva disse: "Mas como ele sabe que eu estou aqui? Eu saí de casa sem contar para ninguém onde estava indo!" E o jovem monge respondeu com toda naturalidade: "Meu mestre sabe de tudo! Venha!"

Ao chegar no ashram, Srila gurudeva foi recebido por seu guru e os dois se abraçaram como se fossem dois velhos amigos. Srila gurudeva prestou suas reverências prostradas e disse-lhe com a voz embargada de emoção: "Todo o amor que antes eu dedicava à minha família, passarei agora a dedicar exclusivamente a você." Ao ouvir essas palavras sinceras e carregadas de fé e devoção, lágrimas escorreram dos olhos de Srila keshava Gosvami Maharaj.

No auspicioso dia do aparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Gaura-purnima, daquele mesmo ano, recebeu iniciação de Harinama e Diksha, e o nome Sri Gaura Narayana Das. A partir daí, passou a servir pessoalmente seu Guru, com quem viajou pregando por várias cidades da Índia. Sua sinceridade e dedicação em servir a todos os devotos com muito amor, fez com que seu Guru lhe concedesse o título Bhakta-bandhava, que significa “o melhor amigo dos devotos”.

 

Em 1948, Srila Gurudeva se encontrou pela primeira vez com Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o fundador da ISKCON, dando início a uma profunda amizade que duraria por toda a vida. 

 

Em Gaura-purnima de 1952, Srila Gurudeva foi iniciado na ordem renunciada de sannyasa e passou a ser conhecido, definitivamente, como Srila Bhakti Vedanta Narayana Goswami Maharaj.

 

Em 1954, Srila Keshava Goswami Maharaja inaugurou a Sri Keshavaji Gaudiya Matha em Mathura, onde Srila Gurudeva residiu por mais de cinquenta anos, responsável por toda a administração. Ele também foi nomeado como vice-presidente da Sri Gaudiya Vedanta Samiti e passou a ser o editor-chefe das publicações. 

 

Em 1959, a pedido de Srila Gurudeva, Srila Keshava Gosvami Maharaj iniciou Srila Swami Prabhupada, que era seu irmão espiritual, na ordem de sannyasa, dando-lhe o título Bhakti Vedanta Swami. A cerimônia de fogo bem como todos os rituais da iniciação foram realizados por Srila Gurudeva.

 

Desde 1965, quando Srila Swami Prabhupada chegou nos EUA pela primeira vez, Srila Gurudeva o ajudou a estruturar a ISKCON, enviando-lhe vários objetos de adoração, livros, deidades, instrumentos musicais e até o famoso doce de Mathura chamado pera, que Srila Swami Prabhupada tanto gostava. Ambos trocaram inúmeras cartas e sempre demonstraram afeto e respeito mútuo como amigos íntimos, mas Srila Gurudeva sempre o considerou como sendo seu siksha-guru.

 

Em 1968, com o desaparecimento de Srila Keshava Goswami Maharaja, Srila Bhakti Vedanta Vamana Goswami Maharaj foi nomeado presidente e Srila Gurudeva, permaneceu como vice-presidente da missão. Ambos, em parceria com Srila Bhakti Vedanta Trivikrama Goswami Maharaj, administraram tudo de maneira exemplar, demostrando profunda harmonia e respeito mútuo, além de uma afetuosa amizade que durou a vida inteira. Eles ficaram conhecidos como os três pilares da Gaudiya Vedanta Samiti.

 

Como era o mais ativo dos três e sempre esteve na linha de frente da pregação, Srila Gurudeva passou a liderar os parikramas de Vraja Mandala e de Navadvipa Dhama, atraindo milhares de peregrinos do mundo todo, e continuou viajando pela Índia, onde se tornou respeitado e reconhecido por todos como um pregador prolífico e destemido dos ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. De personalidade forte, Srila Gurudeva não hesitava em desafiar para o debate qualquer um que tentasse distorcer a filosofia védica e combatia com muito vigor a prática degradada das apa-sampradayas, ou escolas iniciáticas não autorizadas.

 

Srila Gurudeva dedicou boa parte de seu tempo à tradução da literatura Rupanuga e um de seus maiores legados foi sem dúvida alguma a tradução do livro Jaiva Dharma, de Srila Bhaktivinoda Thakur, do Bengali para o Hindi, bem como a publicação dos livros de Srila Rupa Goswami como Bhakti Rasamrta Sindhu-bindhu, Ujjvala-nilamani e Sri Upadeshamrta. Até agora, foram mais de oitenta livros publicados em hindi, e outras dezenas em inglês e outras línguas.

 

Em 1977, já prestes a deixar este mundo, Srila Swami Prabhupada pediu que Srila Gurudeva desse todo o apoio necessário aos seus discípulos e que se encarregasse de realizar todos os rituais de seu samadhi. Ambos os pedidos demonstraram claramente a total confiança que ele depositava em Srila Gurudeva.

 

Em 1996, Srila Gurudeva então viaja pela primeira vez ao ocidente, para sua primeira turnê mundial, começando pela Holanda. Com seu doce e profundo harikatha que transmitia o humor dos Vrajabasis, ele fez o mundo cair aos seus pés de lótus. Além de ser reconhecido e premiado por autoridades políticas e religiosas internacionais, vários devotos da ISKCON e de outras missões da Gaudiya se aproximaram para receber instruções avançadas sobre os ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, no humor de Srila Rupa Goswami, fazendo-os mergulhar fundo no oceano de doçuras do serviço íntimo a Srimati Radhika (Radha-dasyam), o que acabou se tornando o principal tema de sua pregação.

 

Aos noventa anos de idade, após viajar mais de trinta vezes ao redor do planeta, no dia 29 de dezembro de 2010, em Sri Jagannatha Puri-dhama, Srila Gurudeva concluiu sua missão neste mundo, retornando para a morada transcendental do casal divino Sri Radha-Krishna, em Goloka Vrindavana, onde serve eternamente na forma de Sri Ramana manjari. No dia seguinte, seu corpo transcendental foi levado a Sri Navadvipa-dhama, onde foi colocado em samadhi por centenas de discípulos e admiradores, na Sri Keshavaji Gaudiya Matha. 

 

Ele costumava dizer: “Não pense que irei te deixar - nunca! Sempre, estou sempre com você. Estou mais próximo de você do que ar que você respira.” 

LEIA A BIOGRAFIA COMPLETA DE SRILA GURUDEVA EM PORTUGUÊS:

"SRILA GURUDEVA - O TESOURO SUPREMO"

BHAJANS         FOTOS         LIVROS        VIDEOS         MP3

SITE OFICIAL

OUÇA A GLORIFICAÇÃO DE SRILA GURUDEVA

bf24f1_9906d97fdb1446a285d1b03302378c2b~mv2_edited_edited.png

SRILA BHAKTI VIGYANA BHARATI GOSWAMI MAHARAJ 
(sannyasa-guru de Swami BV Mahavir)

PRANAMA MANTRA

por Swami BV Mahavir

nāma om visnu padaya krsna presthaya bhutale 

sri srimad bhaktivijnana bharati gosvami iti namine 

sri varshabhanavi dayita madhava dasa priyam 

sri nayana-nātha dasanudasa bharati svarupam 

trinad api sunicata bhakti-vijnana saram 

anukulyena guru vaisnava seva anusilanam

Srila Bhakti Vijñana Bharati Goswami Maharaj é um servo muito querido de Jagad-guru Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Thakur Prabhupada e Srila Bhakti Daiyta Madhava Goswami Maharaj. Ele é um servo do servo de Sri Radha Nayana-natha (a ista-deva de seu Gurudeva) e seu amor e apego intrínsecos por Eles estão sempre se expandindo. Ele é a personificação da humildade. Seus ensinamentos compreendem a essência do conhecimento transcendental de Bhakti e ele está sempre prestando serviço favorável para a satisfação de Sri Guru e Vaishnavas.

Breve Biografia

Śrī Śrīmad Bhakti Vigyāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja, chamado carinhosamente de Srila Maharaj, fez sua aparição divina neste mundo em uma família de Cakravartī brāhmanas (Bharadvāja gotra), em 21 de julho de 1926, no auspicioso dia do Śayana Ekādaśī, na aldeia Sītā-Rāmapura, distrito de Bankura, Bengala Ocidental, Índia.

 

Alguns discípulos de Śrī Śrīmad Bhakti Vicāra Yāyāvara Gosvāmī Mahārāja que residiam na Śrī Śyāmānanda Gaudiya Matha, em Medinīpura, coletavam regularmente donativos na aldeia onde Śrīla Mahārāja trabalhava como professor. E em 1944, encorajado por eles, Srila Mahārāja começou a freqüentar a Śrī Śyāmānanda Gaudiya Matha para ver as deidades e para ouvir as aulas do Śrīmad-Bhāgavatam. Lá, Śrīla Mahārāja conheceu um dos principais discípulos de Jagad-guru Srila Bhakti Siddhanta Sarasvati Goswami Thakur Prabhupada, Śrī Śrīmad Bhakti Dayita Mādhava Gosvāmī Mahārāja, de quem recebeu iniciação.

 

Em 1955, Srila Mahārāja renunciou à família para residir na recém-estabelecida Sri Caitanya Gaudiya Matha, em Calcutá, se rendendo totalmente ao serviço de Sri Hari, Guru e Vaishnavas. Nesse mesmo ano, recebeu Harīnāma e Dīksā no Śayana Ekādaśī, além do nome Śrī Narottama dāsa brahmacāri.

 

Śrīla Maharaj teve a oportunidade de servir intimamente muitos discípulos diretos de Srila Bhakti Siddhānta Sarasvatī Goswami Thākura Prabhupāda, dos quais recebeu muita afeição e bênçãos abundantes que lhe conferiram a capacidade para compreender as verdades profundas do Gaudiyā Vaishnava siddhanta. Em 1969, reconhecendo sua inabalável dedicação e humor favorável para o serviço de Sri Hari, Guru e Vaishnavas, Srila Mādhava Gosvāmī Mahārāja concedeu-lhe sannyāsa e o nome Bhakti Vigyāna Bhāratī.

 

Tendo profunda confiança em suas habilidades, Srila Mādhava Gosvāmī Mahārāja confiou-lhe muitas tarefas críticas, como gerenciar os Vraja-mandala e Navadvīpa-dhāma parikramās, guiar peregrinos para o norte e o sul da Índia, supervisionar a construção da maioria das filiais da Śrī Caitanya Gaudiya Matha como Secretário Assistente, bem como conferiu-lhe o título Sevā-vigraha (serviço personificado), juntamente com um certificado que o descrevia como anālasya (nunca preguiçoso) e sadā-satarka (sempre alerta).

 

Após o desaparecimento de Srila Mādhava Gosvāmī Mahārāja, Srila Mahārāja continuou servindo incansavelmente como Secretário da Sri Caitanya Gaudiya Matha por cerca de 25 anos, ao lado de seu irmão espiritual, Srila Bhakti Bhalabha Tirtha Goswami Maharaj, que foi apontado como o novo acharya da missão.

 

Śrila Mahārāja ficou renomado entre a comunidade Sārasvata Gaudiya Vaisnava por sua contribuição na tradução do bengali para o hindi do Sri Caitanya Bhagavata, de Śrīla Vrndāvana dāsa Thakur, com comentário de Srila Bhakti Siddhanta Sarasvati Goswami Thakur Prabhupada e do Śrī Caitanya-caritāmrta, de Srila Krsna das Kaviraja Gosvāmī, com o comentário de Srila Bhaktivinoda Ṭhākura e Srila Prabhupāda.

 

Srila Mahārāja era um veterano entre a décima primeira geração de descendentes no bhāgavata-paramparā que vem desde Sri Caitanya Mahāprabhu e é muito respeitado por suas realizações espirituais e vasto conhecimento filosófico. Ele era especialmente conhecido por seu conhecimento enciclopédico da história da Gaudiya Matha e sua fé firme em Vaishnava-sevā.

 

Srila Mahārāja considerava glorificar e servir os Vaishavas e o não-sectarismo como os maiores bens para o progresso espiritual. Ele conferia infalivelmente o calendário Vaishava todos os dias, para garantir que não perderia a oportunidade de glorificá-los nos dias de seus aparecimentos ou desaparecimentos. Ele afirmava firmemente que é dever de todo devoto seguir essa prática e a falha em se cumpri-la, constitui uma ofensa.

 

O harikathā de Srīla Mahārāja está repleto de anedotas fascinantes, aliadas à sua capacidade espantosa, mesmo em idade avançada, de extrair de seu vasto banco de memória as passagens mais relevantes dos textos védicos e de situações do dia a dia que aconteceram em qualquer parte do passado. 

 

Em 5 de setembro de 2017, no auspicioso dia do desaparecimento de Nāmāchārya Srīla Haridāsa Thākura, na tithi de Ananta Caturdaśī, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja entrou nos eternos passatempos de Śrī Śrī Rādhā-Krsna, às 00h28min, em meio ao canto do Hare Krishna maha-mantra entoado por centenas de devotos, em uma atmosfera muito pacífica, na Sri Radha-Madhava Gaudiya Matha em Faridabad, Índia. Seu corpo transcendental foi levado a Māyāpura em 6 de setembro de 2017 e colocado em samadhi por dezenas de seguidores. 

 

Embora tenha deixado nossa visão externa, ele continua vivo através de suas instruções. Que ele continue a derramar sua misericórdia sobre todos nós.

FOTOS     LIVROS     MP3      VIDEOS 

SITE OFICIAL

Ouça a Glorificação de Srila Bharati Goswami Maharaj

d98dba_e799b887cd234fde9fbc8b52b1b58dca~
IMG_0124_edited_edited_edited.jpg
WhatsApp%20Image%202020-07-11%20at%2016.
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
bottom of page