Em geral, as pessoas preferem usar a própria inteligência ao invés de ouvir os conselhos dos Vedas e dos mestres que representam essa tradição. Elas não querem se render, pois não possuem fé na tradição védica e na autoridade do guru. A maioria das pessoas está mais preocupada em se estabilizar materialmente do que espiritualmente. Elas perderam a fé nas escrituras reveladas, nos mestres e principalmente no Maha-mantra Hare Krishna.
O Santo Nome de Krishna é absolutamente idêntico ao próprio Krishna e foi investido com todas as Suas potências transcendentais. E embora o cantar do Maha-mantra tenha sido estabelecido pelo próprio Krishna como o processo mais simples para se unir a Ele, ainda assim, se cantarmos o Maha-mantra sem a devida orientação de um guru fidedigno, não alcançaremos o resultado almejado.
Todo mantra é como uma semente que precisa quebrar seu estado de dormência para brotar. Desse modo, devemos receber o mantra de um guru autêntico, que fará a ativação dos poderes desse mantra, para que este possa produzir os frutos desejados, e para que Krishna possa ouvi-lo quando cantarmos.
Se alguém se associa com aqueles que creem na unidade indistinta entre a alma individual e Deus, seu cantar será estéril e ofensivo. Se nos associarmos com pessoas materialistas enquanto cantarmos o Maha-mantra, nosso desejo por desfrute e acumulação de bens materiais aumentará. Mas se enquanto cantamos, nos associarmos com devotos puros, o fruto de nosso cantar será devoção transcendental e amor incondicional por Krishna. Portanto, é essencial associar-se sempre com os devotos mais elevados. Sem a associação dos devotos puros de Krishna, jamais seremos capazes de compreender o que é a Verdade e muito menos poderemos estabelecer uma relação com ela.
“O veredito de toda a literatura védica é que mesmo um instante na companhia de um devoto puro de Krishna pode conceder a mais completa perfeição espiritual.”
(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya 22.54)
A essência de todas as instruções da literatura védica tem por finalidade a busca pela associação de um devoto puro de Krishna. Devoção por Krishna não pode ser alcançada sem isso. Seguindo essa instrução, todos os seus problemas serão resolvidos e Krishna fará todos os arranjos necessários para você chegar à perfeição. Se você deseja cultivar o serviço devocional puro a Sri Krishna, então, tenha coragem em seu coração, seja forte e se esforce para estar sempre na companhia de devotos puros.
O guru é uma manifestação de Krishna na forma de Seu próprio servo. O guru é a misericórdia de Krishna personificada. O Senhor Krishna não aceitará suas práticas devocionais sem que antes você as tenha oferecido ao guru. Se você deseja a felicidade espiritual, vá imediatamente até este guru. Renda-se a ele, sirva-o com humildade e, então, pratique o processo de bhakti-yoga ensinado por ele.
Você deve saber que existem dois tipos de som: shabda-brahma e shabda-samanya. Shabda-brahma significa o som transcendental e shabda-samanya significa o som material. O som material é produzido pela vibração da língua material, mas shabda-brahma é produzido pelo próprio Krishna e proferido através do guru. Portanto, tudo o que o guru fidedigno precisa são seus ouvidos. Assim, ele pode lhe transmitir este som divino na forma de Harikatha. Todos os sentidos corporais têm uma função especial, mas somente os ouvidos podem captar a vibração sonora das palavras transcendentais do guru. Esta vibração sonora, impregnada de amor e devoção, entrará pelos seus ouvidos e irá direto ao seu coração, removendo qualquer tipo de impureza e estimulando a devoção latente que existe em sua alma.
Estamos em profunda ilusão e, nesta mesma medida, distantes de Krishna. Nossa única esperança é o fato de que Krishna enviou Seus devotos puros a este mundo, prontos para conceder-nos sua misericórdia imotivada. Portanto, devemos nos render a um guru autêntico e oferecer nossa mente e coração como um livro aberto aos seus pés de lótus. Assim, ele poderá ler cada página e apagar todos os equívocos ali presentes e reescrever uma nova história para nossa vida. Ele nos ensinará o verdadeiro significado da palavra amor e da devoção pura.
Comments